quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day)

 

Saint Patrick

Pouco se sabe do início da vida de Patrick, mas sabe-se que ele nasceu na Grã-Bretanha romana no século IV e era um romano-britânico de família rica. Seu pai e seu avô eram diáconos na Igreja. Na idade de dezesseis anos, ele foi raptado por salteadores irlandeses, e levado para um cativeiro na Irlanda como um escravo. Acredita-se que ele foi detido em algum lugar da costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas a localização exata é desconhecida.
De acordo com sua confissão, ele foi orientado por Deus em um sonho para fugir do cativeiro à costa, onde iria embarcar em um navio e voltar para a Grã-Bretanha. Ao retornar, ele rapidamente entrou para a Igreja em Auxerre, na Gália, e estudou para ser padre.

Em 432, novamente ele disse que foi chamado de volta à Irlanda, embora, como um bispo, para cristianizar os irlandeses do seu politeísmo nativo.
O folclore irlandês diz que um dos métodos de ensino que ele utilizou para explicar a doutrina cristã (Trindade Santa) ao povo irlandês foi trevo de três folhas.
Após quase 30 anos de evangelização, ele morreu em 17 de Março de 461, e segundo a tradição, foi enterrado em Downpatrick.
Embora houvesse outras missões mais bem-sucedidas para a Irlanda a partir de Roma, Patrick resistiu como o campeão principal do cristianismo irlandês e é lembrado com estima na Igreja da Irlanda.

Saint Patrick's Day ( Dia de São Patrício)

É um feriado religioso comemorado pelos países que falam a língua inglesa, São Patrício é um dos santos padroeiro da Irlanda.

Saint Patrick's Day  é comemorado no dia 17 de Março e esse dia é uma festa em comemoração à chegada do cristianismo na Irlanda.

O dia é geralmente caracterizado pela presença de cultos da igreja, pelo uso de trajes verdes, pelos trevos, por restrições de comer (jejum - por causa da Quaresma) e beber bebidas alcoólicas que muitas vezes é proibida durante o resto da temporada.

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O’Mara.

Esta é uma festa ligada à igreja, a religião, mas claro que também há algumas pessoas que colocam isso de lado e comemoram o dia com os amigos bebendo algumas cervejas como antigamente, e sabe como são os bebedores, sempre arrumam uma boa desculpa para beber.

The Color Green
: (A cor verde: )

Originalmente, a cor associada a São Patrício era o azul. Ao longo dos anos a cor verde e sua associação com Saint Patrick's Day cresceu. Na rebelião de 1798 (em 17 de Março), na esperança de fazer uma declaração política, os soldados irlandeses usaram uniformes verdes na esperança de prender a atenção do público. Fitas verdes e trevos eram usadas na celebração de Saint Patrick's Day no século 17. Atualmente, pessoas vestem-se com roupas verdes e saem às ruas para uma caminhada longa e festiva na Irlanda.

The three leaf clover: (O trevo de três folhas)

São Patrício é acusado de ter usado o trevo de três folhas, para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) para os pagãos da Irlanda e para o povo cristão, e com isso, o uso e exibição de trevos e os desenhos em formas de trevos tornou-se uma característica do dia, por isso o trevo também ficou estabelecido como símbolo no dia de São Patrício.

St. Patrick's Festival (Festival de São Patrício)

Em meados da década de 90, o governo irlandês começou uma campanha na Irlanda para que o Saint Patrick's Day fosse um feriado que pudesse mostrar a cultura da Irlanda.
O governo então, criou um grupo chamado St. Patrick's Festival, com o objetivo de oferecer um festival nacional realizando umas das maiores celebrações no mundo e promovendo o entusiasmo em toda a Irlanda através da inovação, criatividade, participação popular e ação de marketing, também com o objetivo de proporcionar a oportunidade e a motivação para as pessoas de ascendência irlandesa, (e os que às vezes gostariam que fossem irlandeses) para assistir e participar nas celebrações imaginativa, expressiva e etc.

O primeiro Saint Patrick's Festival realizou-se em 17 de março de 1996.
Em 1997, tornou-se um evento de três dias, em 2000 foi um evento de quatro dias, em 2006 o festival foi de cinco longos dias.

O tema do Simpósio de 2004 de São Patrício era "Talking Irish" (Falando da Irlanda), durante o qual a natureza da identidade irlandesa, o sucesso econômico, e o futuro eram discutidos. Desde 1996, tem havido uma maior ênfase na celebração que projeta uma noção fluída e abrangente de "Irishness" (Irlandismo) ao invés de uma identidade em torno de lealdade religiosa, étnica ou tradicional.

Em 2009 mais de 675.000 pessoas assistiram ao desfile e globalmente o festival de cinco dias teve a visita aproximada de 1 milhão pessoas que participaram nas festividades que incluía concertos, espetáculos, teatros ao ar livre e fogos de artifício.

Bem como Dublin, muitas outras cidades, vilas e aldeias mantém seus próprios desfiles e festivais, incluindo Cork, Belfast, Derry, Galway, Kilkenny, Limerick e Waterford. A maior festa fora de Dublin estão em Downpatrick, County Down, (na Irlanda do Norte)

Algumas imagens sobre o “Saint Patrick's Day”

O Rio Chicago é tingido de verde a cada ano para a celebração de St Patrick's Day.

Nova Imagem    Nova Imagem (1)  

Nova Imagem (4)   Nova Imagem (5)   

Nova Imagem (2)   Nova Imagem (3)

Nova Imagem (7)

A Irlanda

A cozinha irlandesa não fantasia nem inventa muito. A única maneira de descrever a comida irlandesa é como tradicional, saudável, estilo caseiro, repleta de sopas quentes, guisados, pão, batatas assadas, fritas, fervidas e todas as formas imagináveis.
Mas isto nâo é tudo o que a Irlanda tem, a Irlanda produziu, ao longo de sua história muitos autores literários como: James Joyce, Flann O`Brien, Oscar Wilde, Jonathan Swift, nasceram todos aqui. Quem já não ouvi falar de Ulisses, de James Joyce, ou As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.
A Irlanda é um dos berços da literatura vernácula na Europa. A grande tradição da poesia irlandesa sobrevive nos dias de hoje, alguns dos poetas atuais da Irlanda escrevem em gaélico.

Obs.: Línguas gaélicas (ou goidélicas) são um grupo de línguas originadas pelos celtas que povoaram as Ilhas Britânicas; é um subgrupo das  línguas céltticas. As três línguas gaélicas vivas são: Irlandês (falado na Irlanda), Gaélico Escocês (falado na Escócia). Manês, falado na Ilha de Man.

James_Joyce_Ulysses  jonathan-swift

guliver   Nova Imagem (8)

 

guli2   gulliver-400x592

wilde    flannobrien

 

Sources and some adaptations:

en.wikipedia.org
google.com.br (imagens)
ireland.costasur.com/pt/irish-writers.html

***VEJA MAIS MATÉRIAS SOBRE O CONTEÚDO “CULTURE”,
É SÓ CLICAR NOS LINKS ABAIXO:

Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/cultura-dia-de-acao-de-gracas.html

Dia de Colombo (Columbus Day)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/columbus-day-dia-de-colombo.html

Oração (Prayer)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/oracao-prayer.html

Dia dos Namorados / Dia de São Valentim (Valentine’s Day)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/02/valentines-day-dia-de-sao-valentim-dias.html

Carnaval EUA (Carnival USA)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/02/carnaval-carnival-usa-eua.html

Carnaval Reino Unido (Carnival UK)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/02/carnaval-carnival-united-kingdom-reino.html

Dia da Mulher (Women’s Day)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-internacional-da-mulher.html

Dia da Mentira (April Fools’ Day)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-da-mentira-april-fools-day.html

Dia da Mentira – Trotes e Atividades (April Fools’ Day – Trick and Activities)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-da-mentira-april-fools-day-trotes-e.html

Easter (Páscoa)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa.html

Easter – Activities (Páscoa – Atividades)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa-atividades.html

Easter – Activities 2 (Páscoa – Atividades 2)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa-atividades-2.html

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.