terça-feira, 31 de maio de 2011

Dias da semana (Days of the week)


Weekdays – Dias da semana
Business day – Dia útil

Week – Semana
Weekend – Fim de semana

on the weekend  (USA) – no fim de semana
at the weekend (UK) – no fim de semana

on weekends  (USA), at weekends (UK) – nos fins de semana

a week today – daqui a uma semana
a week tomorrow – de amanhã a uma semana

Days Of The Week Frog-Tastic Learning Chart - T-38411


Domingo – Sunday

Segunda-feira –
Monday

Terça-feira –
Tuesday

Quarta-feira –
Wednesday

Quinta-feira –
Thursday

Sexta-feira –
Friday

Sábado –
Saturday

Significado dos dias da semana em inglês:

Em algumas línguas, os nomes dos dias da semana originaram-se de números ou planetas. Em muitos países, alguns desses nomes foram mudados por motivos religiosos ou seculares.

Em Inglês, alguns dos nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões. Thursday (Quinta-Feira) e Friday (Sexta-Feira) originaram-se dos deuses Escandinavos: Thor e Freyja.
O nome Saturday (Sábado) é uma exceção entre os outros, pois deriva de Saturno (Saturn), um deus Romano.

Nos países de Língua inglesa os dias da semana são: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday e Sunday.

Os dias da semana são compostos por cinco dias que são chamados de "weekdays" e por mais dois dias que formam o fim de semana ("weekend"), entretanto os dias da semana considerados "weekdays" e "weekend" variam de um país para outro.
O primeiro dia da semana também varia de um lugar a outro e "Business day" significa "dia útil".


Sunday
(Domingo)
- O nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English). Como a palavra sun significa sol e day significa dia, Sunday quer dizer "Dia do Sol"(Day of the Sun). A expressão "Day of the Sun" originou-se do Latim Dies Solis.

Monday (Segunda-Feira) - O nome Monday vem de Mōnandæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English). A primeira parte desta palavra vem de moon (lua em inglês). Assim, Monday significa "Dia da Lua" (Day of the Moon). Monday é uma tradução da expresão em Latim Dies Lunae.

Tuesday (Terça-Feira) - O nome Tuesday vem de Tiwesdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa "Dia do Tiw" (Tiu's day). Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ouTywar) foi um deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico.Tuesday é baseado no nome Dies Martis, do Latim, "Dia de Marte" ("Day of Mars"), o deus da guerra Romana.

Wednesday (Quarta-Feira) - O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. Wednesday é baseado no nome Dies Mercurii, do Latim, "Dia de Mercúrio" (Woden's day).

Thursday (Quinta-Feira) - O nome Thursday vem de Þūnresdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa dia do Þunor, conhecido como Thor no Inglês Moderno (Modern English). Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, "Dia de Júpter" (Thor's day). No panteão Romano, templo dedicado aos deuses na Roma antiga, Júpter era o deus mais importante e mantinha seu poder por causa dos seus raios.

Friday (Sexta-Feira) - O nome Friday vem de Frigedæg, palavra do Inglês Antigo (Old English) que significa "Dia de Frige" (Freya's day), a deusa germância da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres.

Saturday (Sábado) - A tradução Anglo-Saxão original de Saturday era Sæturnesdæg, que em Latim significava Dies Saturni, "Dia de Saturno" (Saturn's day). Saturday é o único dia da semana que possui origem Romana, vem de Saturn. Provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome porque não havia nenhum deus norueguês que correspondesse ao "deus Romano da agricultura".

Source and Adaptation (Fonte e Adaptação)
solinguainglesa.com.br
google imagem

***VEJA MAIS MATÉRIAS SOBRE O CONTEÚDO “DAYS OF THE WEEK”,
É SÓ CLICAR NOS LINKS ABAIXO:

Activities (Atividades)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/05/dias-da-semana-days-of-week-atividades.html

Song and Pronunciation (Canção e Pronúncia)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/06/dias-da-semana-days-of-week-song-and.html

 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.